O projeto do Atelier Thomas Puncher foi o ganhador do 1º prêmio na competição internacional para Ampliação do Hospital Regional de Salzburg.
O projeto combina uma estrutura que acomoda as salas de tratamento e de exame com uma área em formato de cruz dedicada aos departamentos de enfermaria e berçário. Esta distribuição é complementada por uma laje final que abriga o laboratório e que integra continuamente todo o edifício.
O complexo é delimitado em direção às linhas de trem pelas lajes do laboratório e do estacionamento. Estes três elementos se fundem em uma estrutura funcional, ainda assim tranquila, acomodando-se perfeitamente com o entorno.
O conceito chave para o projeto geral do edifício foi garantir o ótimo desempenho, assegurando mínimas distâncias entre as funções e oferecendo uma visão clara da estrutura e organização do hospital. Ao mesmo tempo, foi necessário responder às demandas do lote e do entorno e à complexidade extrema de uma implantação em fases. Uma das ideias principais foi integrar os espaços abertos verdes por todo o edifício que proporcionam tanto luz natural como um toque de natureza.
Estes “jardins de bolso”, desenhados com diferentes tamanhos e texturas, oferecem um lugar silencioso de contemplação e de relaxamento para os funcionários, pacientes e famílias. Estas áreas verdes são também reconhecidas por possuírem qualidades terapêuticas, impulsionando a reabilitação e o bem-estar de seus usuários.
O planejamento de extensão do Hospital Regional de Salzburg já começou e sua primeira fase de projeto tem data para ser concluída no primeiro trimestre de 2015.
- Renders: Bernhard Luthringshausen, Jan Schrader, MISS3
- Texto original em alemão: Cortesia dos autores